sexta-feira, 23 de março de 2012

Hepatoesplenomegalia

 
De tanto tomar medicação para a E.A comecei a sentir um enjoo terrível, com um mal estar, e muita fraqueza. Também eu estava tomando por dia 16 comprimidos de sulfassalazina (250mg), anti inflamatório (Naproxeno) ou (Celebra), tramadol ( 2 de 50mg) ou o Tylex, fora a medicação para a hipertensão,  o omeprazol para as dores no estomago, complemento vitamínico, e o MTX. Quando as dores ficavam muito insuportáveis ia para o P.S tomar medicação na veia. Sinceramente acho que estava intoxicada de tanta medicação, quando minha médica me examinou ela disse que o meu figado e o meu baço estavam aumentados e que podia ser devido a luta do meu organismo contra a doença. Fiquei muito preocupada, mas a solução era parar com a medicação. Foi só parar com a Sulfa e o MTX, que a náusea e os outros sintomas foram melhorando. Mas, infelizmente tive uma crise tão forte que passei 3 meses sem conseguir sair da cama. Tive que introduzir a sulfa e o MTX novamente porem em dose menor. Enquanto estava sem a Sulfa e o MTX tomei 3 injeções de Diprospan (1 por quinzena), e sinceramente não tive nenhuma melhora, cheguei a engordar 8 kgs, depois de tomar esta injeção, graças a Deus já eliminei. A Espondilite Anquilosante é uma doença muito difícil, quem tem sabe o quanto sentimos dor. Só Deus para nos dar forças.

O que é a Hepatoesplenomegalia



Hepato= fígado
Espleno= baço
Megalia= aumento

Hepatoesplenomegalia é o aumento do tamanho do fígado e do baço, provocado geralmente por uma grande atividade de defesa imunológica do organismo Esta doença pode ser adquirida por crianças ainda em estágio fetal, através do contágio pela mãe por uma doença denominada toxoplasmose. Há também a presença desse sintoma em outras doenças como a galactosemia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hepatoesplenomegalia

Esplenomegalia


A esplenomegalia é o nome que se dá à condição do baço quando este aumenta de tamanho, que pode ser causada por algum tipo de câncer do sangue ou alguma infecção crônica.

A função do baço é regular, produzir, armazenar, e destruir células sanguíneas anormais, porém devido à maior capacidade de armazenar células sanguíneas, na esplenomegalia, o funcionamento deste órgão é afetado e o número de células sanguíneas circulantes diminui provocando anemia, infecções frequentes, distúrbios hemorrágicos.

O tratamento ideal da esplenomegalia deverá focar na doença que promove esta condição. A remoção cirúrgica do baço pode ser uma estratégia de tratamento mas pode causar outros problemas como a suscetibilidade a infecções graves.

Como uma alternativa à cirurgia, a radioterapia pode ser utilizada para reduzir o tamanho do baço.
http://www.tuasaude.com/esplenomegalia/

HEPATOMEGALIA

Hepatomegalia - hipertrofia do figado - É o inchaço do fígado além do tamanho normal. Se o fígado e baço são ampliadas, é chamado de hepatoesplenomegalia.

Causas

O fígado está envolvido em muitas funções corporais e é afetado por uma variedade de condições, muitas das quais resultam em hepatomegalia.

  • Causas de hepatomegalia podem incluir:
  • Álcool
  • A insuficiência cardíaca congestiva
  • Doença do armazenamento do glicogênio
  • síndrome hemolítico-urêmica (SHU)
  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • O carcinoma hepatocelular
  • A intolerância hereditária à frutose
  • A mononucleose infecciosa
  • Leucemia
  • Neuroblastoma
  • doença de Niemann-Pick
  • cirrose biliar primária
  • Síndrome de Reye
  • Sarcoidose
  • Colangite esclerosante
  • Esteatose hepática (gordura no fígado a partir de problemas metabólicos como obesidade, diabetes e triglicérides elevados)
  • Tumor metástase


Os sinais e sintomas

O aumento do fígado pode causar sintomas ou sinais adicionais.

Quando um aumento do fígado ocorre por causa de doença hepática, pode ser acompanhado de:
-A dor abdominal
-Fadiga
-Amarelamento da pele e dos olhos (icterícia)


Diagnóstico


Seu médico pode determinar se o fígado está aumentado à palpação abdominal durante o exame físico. O seu médico pode estimar o tamanho do fígado, até que ponto se estende abaixo das costelas. Seu médico também pode ver a textura do fígado. Dependendo da causa subjacente um aumento do fígado pode sentir-se firme ao toque, macio ou irregular. Às vezes, caroços estão presentes.

Os procedimentos adicionais
Uma vez que seu médico determinar que você tem um aumento do fígado, outros testes e procedimentos podem ser recomendados para a causa. testes e procedimentos adicionais podem incluir:
Sangue. Uma amostra de sangue podem ser tomadas para determinar o nível de enzimas hepáticas. Isso pode dar pistas sobre a saúde do fígado. Exames de sangue podem revelar também os vírus que podem causar aumento do fígado, tais como vírus da hepatite.
Os exames de imagem. Os exames de imagem permite ao médico examinar o fígado incluem a tomografia computadorizada (TC) ou ultra-som.
Para remover uma amostra de tecido do fígado para os testes (biópsia). Seu médico pode recomendar uma biópsia do fígado para coletar uma amostra do tecido do fígado para análises laboratoriais. A biópsia hepática é muitas vezes feito com uma agulha muito fino, que é inserido através da pele e do fígado. Receba um tecido com agulha grossa, que depois é enviada para um laboratório. Os exames laboratoriais podem revelar o que provoca aumento do fígado.

Hepatomegalia - hipertrofia do figado - Tratamentos

O tratamento envolve diagnóstico e tratamento da doença hepática alargada subjacentes que aumentam de volume do fígado.

Prevenção

para reduzir o risco de doenças do fígado, você pode:
  • Escolha uma dieta saudável. Escolha uma dieta rica em frutas, verduras e grãos integrais.
  • Beber álcool em moderação. um drinque por dia para mulheres e idosos, ou dois drinques por dia para homens.
  • Siga as instruções quando tomar a medicação.
  • Limitar o contato com produtos químicos. O uso de inseticidas aerosol e outros produtos químicos tóxicos somente em locais bem ventilados. Além disso, usar luvas, mangas compridas e uma máscara.
  • Manter um peso saudável.
  • Parar de fumar. Se você fuma, parar de fumar. Pergunte ao seu médico sobre as estratégias para ajudar você a parar de fumar. Se você não fuma, não comece.
  • Tome cuidado com suplementos. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios dos suplementos de ervas antes de tomá-los.

http://pozemedicale.org/Portugal/Doencas_Digestivas/Hepatomegalia-hipertrofia_do_figado-fotos.html 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...