Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)
A CPRE é um exame de parte do sistema digestivo que inclui a vesícula, o pâncreas e os canais que drenam estes órgãos e o fígado; os pequenos canais da vesícula e pâncreas confluem num ducto maior (o colédoco) o qual drena para o intestino delgado (duodeno) através de um orifício, a papila de Vater. Todos estes ductos são observados, radiologicamente, após introdução de um produto de contraste através da papila de Vater, canulada com o endoscópio (chamado duodenoscópio).
É um exame demorado, de duração muito variável e realizado sempre sob sedação. Envolve equipamento de RX e uso de contraste. Exige sempre internamento, de pelo menos 24h, após a sua execução. O Endoscopista, um médico com treino especial na execução destes exames, vai examinar a vesícula, pâncreas, os canais, irregularidades dos mesmos, cálculos ou tumores.
Quais as indicações da CPRE?
As causas mais comuns para a realização de uma CPRE são:
· Icterícia
· Pancreatite
· Suspeita de tumor do pâncreas
· Esclarecer imagem da TAC, da vesícula ou pâncreas
· Remoção de cálculos encravados nos canais biliares
· Remover um corpo estranho (ou impacto alimentar)
· Colocação de próteses no colédoco ou pâncreas em situações benignas (inflamatórias) ou malignas (tumores inoperáveis)
Durante a realização do exame o Endoscopista pode retirar, com uma pinça que introduz através de um dos canais do endoscópio, fragmentos para biópsia, colocar drenos para drenagem da bílis ou fazer um pequeno corte no colédoco (esfincterotomia) para melhorar a drenagem da bílis ou extrair cálculos.
Na colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPER), um contraste radiopaco é introduzido através de um endoscópio, que é inserido na boca e passado através do estômago até o duodeno (porção superior do intestino delgado). O contraste é introduzido através do esfíncter de Oddi e, em seguida, ele reflui em direção ao sistema biliar.
Como devo preparar-me para a realização do exame?
Deverá receber instruções específicas para a preparação do seu exame. Estas visam maximizar a segurança do mesmo, uma correta apreciação endoscópica e minimizar possíveis complicações.
· Não deve beber nem comer nada nas 6 a 8h que precedem o seu exame. É importante que o seu estômago se encontre completamente vazio durante a realização do exame. Só assim evitará a possibilidade de comida ou líquidos ao serem expelidos pelo vômito entrarem nos pulmões (o que se chama aspiração) enquanto está sedado (a dormir).
· Alguns medicamentos devem ser suspensos alguns dias antes da realização do exame. Esteja atento. Pergunte ao seu médico.
O que posso esperar durante a realização do exame?
A endoscopia realiza-se numa sala com equipamento de RX consigo deitado numa mesa de RX sobre o seu lado esquerdo ou em decúbito ventral. Um spray anestésico deverá ser administrado na garganta e um bocal de plástico será colocado entre os seus dentes e o endoscópio. Ser-lhe-á pedido para deglutir quando sentir o endoscópio na garganta. Não se lembrará disto, pois já estará sob o efeito da medicação.
O duodenoscópio é um tubo flexível com uma lente e uma fonte de luz permitindo ao endoscopista olhar através do endoscópio ou de um monitor de TV. O endoscópio contém canais os quais permitem a lavagem, a insuflação de ar (para melhor visualização) e a realização de biópsias (ou fios guias, introdução do contraste). Será introduzido ar através do endoscópio para abrir o esôfago, estômago e duodeno.
Quando o endoscópio atingir o duodeno o endoscopista localizará a papila; um pequeno cateter é introduzido na papila e um contraste (que permite a visualização dos tecidos através do RX).
Quais as complicações que podem ocorrer após a CPRE?
A CPRE é um exame seguro e as complicações são raras, mas podem ocorrer:
· Pancreatite (inflamação do pâncreas) ocorre em cerca de 3-7% dos casos; geralmente é leve causando dor abdominal e vômitos e resolve após alguns dias de internamento.
· Aspiração de comida e líquidos para os pulmões, risco que é praticamente anulado se cumprir o jejum recomendado.
· Perfuração, extremamente rara.
· Hemorragia pós-biópsia ou, por exemplo, após corte da papila (esfincterotomia) geralmente mínima e controlada de imediato.
· Reação adversa às drogas que lhe são administradas.
Os seguintes sintomas devem ser comunicados de imediato:
· Dor abdominal severa
· Barriga muito distendida e dura
· Vômitos
· Febre
· Dificuldade deglutição
Quais os cuidados a ter após a CPRE?
Embora os doentes sintam alguma preocupação com o desconforto do exame (distensão abdominal / ar) a grande maioria tolera-o muito bem. A primeira refeição após a CPRE deve ser muito leve e só poderá voltar à sua alimentação habitual pelo menos 24h depois. Deve contactar o seu médico após a realização do exame, sobre o resultado do mesmo, sobretudo se foram feitas biópsias. Deve perguntar quando reiniciar a medicação que foi suspensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário